Masterplan
SectionA
SectionB
SectionC
SectionD
Details
NEW LISBON AMUSEMENT PARK | LISBON | PORTUGAL | 2016
Invited competition – 2nd prize
Parque Verde da Nova Feira Popular de Lisboa
The place of “Pontinha”: eccentricity and articulation in the metropolis of Lisbon
O Sítio do Parque da nova Feira Popular corresponde a uma cabeceira subtil localizada perto das grandes Costeiras que separam abruptamente o território planáltico de Lisboa do grande vale de Loures. No início do séc. XX, esta Paisagem aparece descrita no ‘levantamento da Planta de Lisboa’ do Eng.º Silva Pinto (1904/1911)1 como um mosaico de campos agrícolas delimitados por caminhos, canais e linhas de árvores, estruturados a partir de várias estradas. Em limite da Costeira, a Estrada Militar de Circunvalação (que ainda persiste como construção geométrica e modelação do terreno) recebe as duas principais estradas que sistematizam este Termo de Lisboa: a Estrada da Pontinha e a Estrada Correia, que divergem a partir do núcleo histórico da Pontinha por sua vez em sucessão do Largo da Luz e da Estrada da Luz.
Desta configuração, o essencial é ainda a base da estrutura urbana que serve a área aonde se implantará o Parque da nova Feira. As maiores parcelas cadastrais foram sendo ocupadas, primeiro pelo Quartel da Pontinha, posteriormente pelas instalações do Metropolitano de Lisboa e da Carris. O reconhecimento destas continuidades históricas no espaço, permitirá uma melhor integração de todo este tecido urbano que caracteriza a periferia do Município de Lisboa.
Neste sentido a proposta para o Parque na nova Feira, procura integrar nos seus limites a configuração que os novos grandes lotes ocupados pela infraestrutura e respectivos complexos edificados, (Terminal Metropolitano e de Carris), propondo no entanto uma lógica de espaços em que a escala e a geometria de vários espaços urbanos se articulam e combinam para formar uma integração espacial e histórica.
Hoje, a acessibilidade da área foi intensificada pela maior complexificação do sistema viário, e pela extensão da rede de Metropolitano, que disponibilizou uma estação, justamente com o nome de Pontinha. Neste sentido o Lugar da Pontinha, aonde se insere o Parque da nova Feira, tornou-se um lugar incluído numa lógica de acessibilidade ‘pesada’, que serve aos propósitos de localizar um programa de recreio de massas, como é o de uma Feira Popular de diversões.
PROJECT DATE 2016 (design) | CLIENT Municipality of Lisbon | AREA 30.7 Ha
TEAM
Project design coordinator: João Gomes da Silva
team: Inês Norton, Hugo Guiomar, Stefano Serventi, Ana Pereria, Rita Rodrigues
traffic engineering: Eng. Manuel Líbano Monteiro – Exacto Lda.
Render: Paulo Fonseca